Também conhecidas como lonas tensionadas, estruturas têxteis ou arquitetura de membranas, as tensoestruturas nasceram na Alemanha, a partir dos estudos do arquiteto e engenheiro Frei Otto, e arrebanharam uma legião de admiradores mundo a fora.
Basicamente compostas de cabos, mastros e membranas (laminado sintético), são utilizadas na cobertura de áreas isoladas ou junto a edificações, destacando-se pelas formas geométricas e integrando-se harmoniosamente ao contexto arquitetônico e paisagístico.
Por contar com uma equipe técnica possuidora de larga experiência no desenvolvimento de tensoestruturas, do projeto à instalação, a Bat prima sempre por assegurar o perfeito equilíbrio entre geometria e tensão.
Desenvolvemos tensoestruturas em todo o Brasil e trabalhamos em parceria com profissionais da área de arquitetura, decoração, paisagismo e engenharia, no intuito de atender às particularidades de cada obra.
Saiba um pouco mais sobre as etapas do projeto e conheça alguns exemplos espalhados pelo mundo.
Pela infinidade de possibilidades geométricas ou pela magnitude com que se integram ao contexto arquitetônico paisagístico, as lonas tensionadas atribuem requinte e sofisticação aos ambientes, destacando-se e surpreendendo, seja pela leveza, contornos ou formas.
Utilizadas na cobertura de áreas isoladas ou integradas à edificações, as lonas tensionadas distingue-se pelo casamento perfeito entre iluminação e geometria. No período do dia, proporciona uma iluminação difusa no interior, sem revelar transparência. Já à noite, a iluminação interna revela uma lona “acesa”, ressaltando as formas externas.
Compostas, basicamente, por cabos de aço, mastros e membranas (laminados sintéticos), exigem muito conhecimento e técnica e software especifico para assegurar um perfeito equilíbrio entre geometria e tensão. Toda magia se da na perfeita modelagem onde as curvas criam formas e forças, na fusão das formas.
A Toldos Gerais detém uma larga experiência no desenvolvimento de lonas tensionadas, do projeto à instalação, é pioneira na fabricação no estado de Minas Gerais e possui em seu portfólio obras entregues em diversas localidades do Brasil.
A formas básicas para modelagem da membrana são: o cone, o hypar e a abóboda de barril.
A partir destas formas primarias e estruturais a membrana é modelada com um, dois ou os três conceitos arquitetônicos juntos.
A tenso estrutura foi largamente utilizada nas coberturas dos estádios de futebol em todo o mundo nas ultimas décadas, o Brasil também explorou essa tecnologia nas reformas e novos estádios.
Cones – Conoides
Os cones ou conoides, são largamente utilizados nas lonas tensionadas, pois, sua forma é a mais estrutural, segura e antiga, permitindo seu uso sem muito risco, são utilizadas nas tendas de circo, sempre utilizado um mastro central.
Pode ser trabalhado com um conjunto de cones e também em formato invertido, com o objetivo de captação água fluvial.
Hypar
O Hypar ou também conhecido como “ sela” , por lembrar uma sela de montaria, é o conceito mais leve e que dispensa maior quantidade de estrutura, é trabalhado basicamente com a alternância de alturas dos pontos de tensão.
Pode ser aplicado em varias situações e em conjunto com os outros conceitos.
Abobodas de Barril
Conceito muito utilizado em palcos, área mais regulares, onde não há muita altura disponível . pode-se trabalhar com conjunto arcos simples ou arco trelissado central. Forma utilizada em vários estádio de futebol, cobertura de autódromo e armazém rural.