O projeto de uma tensoestrutura compreende as etapas mais importantes do processo de desenvolvimento e, para tal, exige uma perfeita sinergia entre a arquitetura e a engenharia, além de um profundo conhecimento do assunto.
.Definição da Forma (FORM-FINDING)
 
Busca, principalmente, aliar as expectativas arquitetônicas às especificações técnicas e garantir equilíbrio estático à estrutura.
.Análises de Força e Tensão
 
Imprescindível para a definição do porte da estrutura de sustentação da obra, é nessa etapa em que se define o nível de tensão que cada ponto deve receber e sua carga correspondente junto à estrutura.
O estudo é realizado, por intermédio de softwares específicos, a partir da análise da área da estrutura, dos materiais utilizados e das forças naturais incidentes, dentre outros fatores.
.Plano de Corte
 
Realizado a partir da forma definida, o plano de corte também utiliza da ajuda de softwares específicos para assegurar a precisão no processo.
.Detalhamento da Estrutura
A definição das bases de sustentação, cabos e peças metálicas, bem como as especificações dos materiais a serem utilizados. |